O jovem arquitecto paisagista Sérgio Pereira Pinto, recém-licenciado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi distinguido com o Prémio Jovem Arquitectura Paisagista, entregue na passada Sexta-Feira (dia 26 de Junho), no Congresso Ibero-americano de Parques e Jardins Públicos, que decorreu em Póvoa do Lanhoso.
Este prémio, promovido pelo grupo AboutMedia com o apoio da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas, pretende distinguir estudantes e jovens profissionais do sector até aos 35 anos.
Assim, entre os jovens profissionais (na modalidade Prémio Jovem Arquitecto Paisagista) o primeiro lugar foi para a proposta do Arquitecto Sérgio Pereira Pinto, com um projecto relativo ao Parque Urbano do Marco, em Marco de Canaveses, onde a reabilitação de um património construído (moinhos de água e aqueduto) e de uma tradição agrícola surge como conceito central.
Por outro lado, a Arquitecta Paisagista Rita Salgado, ex-aluna da UTAD, venceu o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista, prémio que distingue as melhores obras de espaços exteriores executadas nos últimos cinco anos, com um Projecto relativo ao Parque da Ínsua, localizado na freguesia de Ponte, em Guimarães, o qual apresenta, de acordo com o júri, uma “grande sensibilidade em relação ao lugar que transforma”, conjugando o uso e fruição daquele espaço marginal ao rio Ave com a salvaguarda das qualidades do sítio.
Refira-se que o Curso de Arquitectura Paisagista da UTAD, com dez anos de existência, tem vindo a formar profissionais altamente qualificados que integram gabinetes de Arquitectura Paisagista em todo o país e funções relevantes em autarquias, empresas de construção e manutenção de espaços verdes. O prestígio crescente deste Curso permite que esteja acreditado pela APAP (Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas) e pela EFLA (European Foundation for Landscape Architecture). A UTAD é ainda associada do ECLAS (European Council of Landscape Architecture Schools).
Por: Relações Públicas da UTAD