Arranca já na próxima sexta-feira o congresso anual dos Profissionais de Turismo, evento promovido pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Turismo (APTP) que este ano aposta no destino turístico Douro, nomeadamente nas cidades da Régua e de Lamego. Com mais de 250 participantes já inscritos, o congresso decorre sob a égide “Inovar para Competir” centrando as questões no turismo nacional, nas novas posturas e outros comportamentos profissionais. Na abertura do congresso estarão presentes Mário Montes, vereador de Turismo da Câmara de Peso da Régua, Francisco Lopes, autarca de Lamego, António Martinho, presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro, de um representante do Turismo de Portugal e de Agostinho Peixoto, presidente da APTP.
A decorrer no Museu do Douro, o primeiro dia do congresso aposta no tema “Inovação no Turismo – Factor de Competitividade”, no qual participam “entidades tutelares nacionais e regionais e associações empresariais que apresentarão o seu ponto de vista sobre a necessidade de inovar para competir” refere Agostinho Peixoto. Destaque para a intervenção de Rodrigo Pinto Basto, da Confederação do Turismo Português, de António José Carrasco, da União Ibero-Americana de Profissionais de Turismo e de um representante da Direcção Regional de Turismo dos Açores.
No sábado, a partir das 9h30, a Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego acolhe o painel “Produtos e Serviços de Turismo – What’s New?” que dá o mote para a apresentação de alguns projectos de referência no turismo, como é o caso da Global Wine que será apresentado por João Carvalho, director de enoturismo. Durante a manhã serão ainda abordadas as boas práticas de recrutamento e a gestão de recursos humanos, temas que serão debatidos por Gavin Eccles, da Airlines Companies, e por Simão de Deus Correia, CEO da VISTA DMC.
Para falar sobre “Novas Visões, Mais Competências”, a APTP convidou representantes de entidades que possam facilitar a empregabilidade e indicar os perfis profissionais que actualmente apresentam uma maior procura, como é da HMI – Investigação e Desenvolvimento, do Instituto Politécnico de Leiria e da associação Espanhola de Profissionais de Turismo.
Após o debate entre os congressistas, a leitura das conclusões, segue-se a sessão de encerramento e o anúncio do destino do 3º Congresso dos Profissionais de Turismo.
Recorde-se que o congresso tem como objectivos “promover e dignificar as carreiras profissionais, contribuir para a melhoria do desempenho dos profissionais de turismo no decurso da sua actividade profissional e valorizar o capital humano das empresas e organizações, através da promoção de instrumentos de gestão de recursos humanos” aponta Agostinho Peixoto.
Para além da vertente “capital humano”, os congressos da APTP têm também como missão promover os destinos turísticos que os acolhem procurando dar-lhes visibilidade e mostrar as várias facetas, riquezas e patrimónios que as regiões oferecem: “no ano passado mobilizamos quase duas centenas de congressistas aos Açores que tiveram a oportunidade de conhecer este destino turístico e este ano, para além de querermos duplicar o número de participantes, queremos dar a conhecer o Douro, a sua diversidade paisagística, a riqueza ambiental, natural e cultural, pelo que está também prevista uma componente social e de lazer” sublinha o presidente da APTP.
Recorde-se que a primeira edição do Congresso da APTP decorreu em Outubro de 2008, nos Açores, sob o tema “Profissionais de Turismo – Novas Visões, Mais Oportunidades” e reuniu cerca de duas centenas de congressistas. Das conclusões então retiradas saliente-se a necessidade de se desenvolver uma nova estratégia de desenvolvimento empresarial, baseada na valorização e na formação do capital humano, e de se promover a inovação e o empreendedorismo como um caminho possível para atingir a excelência empresarial.
Com dois anos e meio de existência, a APTP foi criada com o objectivo de colmatar a ausência de uma estrutura associativa que conseguisse abranger e captar todos os profissionais do sector. Com sede em Braga, mas de âmbito nacional, aquela associação, presidida por Agostinho Peixoto, tem como objectivos principais a valorização dos profissionais de turismo e a defesa dos seus interesses, para além de fomentar a formação, a investigação, o desenvolvimento e a certificação de competências.
Desporto
os meus blogs favoritos