Quarta-feira, 11 de Novembro de 2009

2º CONGRESSO DOS PROFISSIONAIS DE TURISMO PROMOVE DESTINO TURÍSTICO “DOURO”

 

Arranca já na próxima sexta-feira o congresso anual dos Profissionais de Turismo, evento promovido pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Turismo (APTP) que este ano aposta no destino turístico Douro, nomeadamente nas cidades da Régua e de Lamego. Com mais de 250 participantes já inscritos, o congresso decorre sob a égide “Inovar para Competir” centrando as questões no turismo nacional, nas novas posturas e outros comportamentos profissionais. Na abertura do congresso estarão presentes Mário Montes, vereador de Turismo da Câmara de Peso da Régua, Francisco Lopes, autarca de Lamego, António Martinho, presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Douro, de um representante do Turismo de Portugal e de Agostinho Peixoto, presidente da APTP.

A decorrer no Museu do Douro, o primeiro dia do congresso aposta no tema “Inovação no Turismo – Factor de Competitividade”, no qual participam “entidades tutelares nacionais e regionais e associações empresariais que apresentarão o seu ponto de vista sobre a necessidade de inovar para competir” refere Agostinho Peixoto. Destaque para a intervenção de Rodrigo Pinto Basto, da Confederação do Turismo Português, de António José Carrasco, da União Ibero-Americana de Profissionais de Turismo e de um representante da Direcção Regional de Turismo dos Açores. 
 


No sábado, a partir das 9h30, a Escola de Hotelaria e Turismo Douro – Lamego acolhe o painel “Produtos e Serviços de Turismo – What’s New?” que dá o mote para a apresentação de alguns projectos de referência no turismo, como é o caso da Global Wine que será apresentado por João Carvalho, director de enoturismo. Durante a manhã serão ainda abordadas as boas práticas de recrutamento e a gestão de recursos humanos, temas que serão debatidos por Gavin Eccles, da Airlines Companies, e por Simão de Deus Correia, CEO da VISTA DMC.

Para falar sobre “Novas Visões, Mais Competências”, a APTP convidou representantes de entidades que possam facilitar a empregabilidade e indicar os perfis profissionais que actualmente apresentam uma maior procura, como é da HMI – Investigação e Desenvolvimento, do Instituto Politécnico de Leiria e da associação Espanhola de Profissionais de Turismo.

Após o debate entre os congressistas, a leitura das conclusões, segue-se a sessão de encerramento e o anúncio do destino do 3º Congresso dos Profissionais de Turismo.

Recorde-se que o congresso tem como objectivos “promover e dignificar as carreiras profissionais, contribuir para a melhoria do desempenho dos profissionais de turismo no decurso da sua actividade profissional e valorizar o capital humano das empresas e organizações, através da promoção de instrumentos de gestão de recursos humanos” aponta Agostinho Peixoto.

Para além da vertente “capital humano”, os congressos da APTP têm também como missão promover os destinos turísticos que os acolhem procurando dar-lhes visibilidade e mostrar as várias facetas, riquezas e patrimónios que as regiões oferecem: “no ano passado mobilizamos quase duas centenas de congressistas aos Açores que tiveram a oportunidade de conhecer este destino turístico e este ano, para além de querermos duplicar o número de participantes, queremos dar a conhecer o Douro, a sua diversidade paisagística, a riqueza ambiental, natural e cultural, pelo que está também prevista uma componente social e de lazer” sublinha o presidente da APTP.

Recorde-se que a primeira edição do Congresso da APTP decorreu em Outubro de 2008, nos Açores, sob o tema “Profissionais de Turismo – Novas Visões, Mais Oportunidades” e reuniu cerca de duas centenas de congressistas. Das conclusões então retiradas saliente-se a necessidade de se desenvolver uma nova estratégia de desenvolvimento empresarial, baseada na valorização e na formação do capital humano, e de se promover a inovação e o empreendedorismo como um caminho possível para atingir a excelência empresarial.

Com dois anos e meio de existência, a APTP foi criada com o objectivo de colmatar a ausência de uma estrutura associativa que conseguisse abranger e captar todos os profissionais do sector. Com sede em Braga, mas de âmbito nacional, aquela associação, presidida por Agostinho Peixoto, tem como objectivos principais a valorização dos profissionais de turismo e a defesa dos seus interesses, para além de fomentar a formação, a investigação, o desenvolvimento e a certificação de competências.



 

Sinto-me:
Publicado por Sónia Domingues às 16:28
link do post | comentar | favorito
partilhar
1 comentário:
De tiago lopes a 2 de Dezembro de 2009 às 00:09
belo blog muito informartivo parabens,..


Comentar post

Pesquisar neste blog

 

Tempo

Click for Vila Real, Portugal Forecast

Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Últimos comentários

Credits? onde e como?
wow this is great I received a IMVU credits code a...
F28FF7 http://www.MHyzKpN7h4ERauvS72jUbdI0HeKxuZom...
F28FF7 http://www.MHyzKpN7h4ERauvS72jUbdI0HeKxuZom...
F28FF7 http://www.MHyzKpN7h4ERauvS72jUbdI0HeKxuZom...

excêntrico?

subscreva a newsletter do Vila Real on Line

introduza o seu email:

Posts mais comentados

Mais sobre mim

Posts recentes

Ténis Clube de Lamego Ope...

II Torneio Séniores Munic...

Docente da UTAD ganha pré...

OPEN XIX ANIVERSÁRIO Secç...

Aldeia vinhateira de Barc...

Arquivo

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

subscrever feeds

tags

2008

2008/09

2009

aaum

aautad

aautad-realfut

aautad/realfut

abambres

afvr

alijó

alijoense

alunos

aniversário

araucária

arzignano-grifo

belenenses

benfica

boavista

boticas

braga

campeões

campeonato

carolina

carolina_torres

casino

chaves

cnu

coimbra

congresso

copa_italia

desporto

douro

eleições

eliminatória

estudantes

fadu

famalicense

ferias desportivas

festa

filipe

filipe_pinto

fontaínhas

fotos

freixieiro

fundão

futebol

futsal

gafanha

gastronomia

hotel

ídolos

idolos

ídolos_2009

investigação

italia

liga italiana

liga universitária

liga universitaria

macedense

maia

maratona

mogadouro

montalegre

musica

nacional

nave

neve

nogueirense

olivais

open

play-out

porto

portugal

pre-epoca

premio

queima

regua

rio_ave

sassoeiros

segunda divisão

sesimbra

sporting

sporting de braga

taça

taça de portugal

teatro

tenis

ténis

tiago polido

tiago_polido

torneio

tribol

turismo

universidade_minho

utad

utad-realfut

vila-real

vila_real

volei

voleibol

todas as tags

Links