O Festival das Aldeias Vinhateiras chega no próximo fim-de-semana à aldeia de Favaios em Alijó. Depois de passar por Ucanha e Salzedas, a festa chega à terra do pão e do vinho.
E são precisamente os produtos locais, que o autarca de Alijó, Artur Cascarejo quer ver destacados, realçando que a “ região deve aproveitar o que de melhor faz, para chamar o turismo”.
E nesta localidade em específico, o Festival das Aldeias Vinhateiras une-se à V Bienal Internacional da Gravura, com a apresentação da exposição de gravuras da Associação Água-Forte, no Museu do Pão e do vinho, em Favaios.
Esta aldeia é conhecida pelo moscatel que produz, e que leva o mesmo nome da localidade, sendo uma bebida muita apreciada e com grande escoamento.
O pão de Favaios tem também amplo reconhecimento e os visitantes vão poder aprender a confeccioná-lo com a ajuda de uma empresária local que fabrica o pão. Ana Teresa vende cerca de 1500 pães por dia, e diz que o segredo está na forma de “tender a massa”, se bem que muita gente diz que é da “água de Favaios”.
O Festival das Aldeias Vinhateiras é um evento organizado pelo Turismo do Douro, em colaboração com várias entidades da região.
Desporto
os meus blogs favoritos