A AAUTAD/Realfut brindou o seu público com uma exibição e pêras, no último jogo da fase regular do campeonato.
Foi sem dúvida um jogo com duas partes distintas, com a equipa de Vila Real a arrasar por completo a estratégia delineada pelo Vila Verde. Um ataque cerrado com três bolas a bater no poste e oportunidades atrás de oportunidades. No entanto, o primeiro golo só surgiu aos 12’, com Denis, de fora da grande área e com um remate colocado, a bater o guarda-redes Moita. Um golo muito festejado por toda a equipa, que começava a desesperar ao ver tantas oportunidades desperdiçadas.
Três minutos depois, foi Vinicius quem voltou a acertar na baliza, após marcação de um canto e de lado para abaliza, num gesto técnico, marcou um golo de bonito efeito.
Mas antes de chegar o intervalo, o Vila Verde reduziu para 2-1, num auto-golo de Jander.
Já a segunda parte foi bastante diferente. O Vila Verde virou-se para o ataque e desequilibrou a partida, aproveitando também um mau início da AAUTAD/Realfut, que entrou muito nervosa, a acusar a pressão de ter de vencer o jogo obrigatoriamente, caso quisesse manter esperanças na manutenção. E foi com alguma naturalidade que surgiu o golo do empate do Vila Verde, após marcação de um canto, e beneficiando de alguma desconcentração da equipa da casa, David faz o 2-2.
Mas apesar de algum desalento e nervosismo, os atletas da AAUTAD/Realfut reorganizaram-se e aos 13’, com o guarda-redes Bruno avançado no terreno, Berto faz o 3-2.
E a partir daqui, o Vila Verde viu-se obrigado a apostar tudo, optando por dispensar o guarda-redes a favor de mais um atleta de campo, mas a equipa não conseguiu ultrapassar a defensiva montada pela AAUTAD/Realfut, que, por outro lado, estava mais certeira do que nunca. Rafa aos 14’, faz o golo da tranquilidade aproveitando um contra-ataque em superioridade numérica. Mas dois minutos mais tarde, o guarda-redes Bruno faz falta na grande-área e é marcado um penalty a favor do Vila Verde. Já com Cláudio na baliza, o atleta da equipa forasteira, mandou a bola ao poste.
No último minuto de jogo, Vinicius e Paulo Duarte fecharam as contas, com 6-2, apontados no marcador.