Numa Aula Magna completamente cheia, teve lugar no passado dia 25 de Setembro de 2008 uma Assembleia Geral de Alunos na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que tinham como objectivo debater as Praxes Académicas e o ataque que as tradições académicas e os estudantes da UTAD têm sofrido nos últimos tempos. O auditório do CIFOP foi manifestamente pequeno para albergar todos os estudantes que quiseram participar e a reunião foi deslocada para a Aula Magna. Os estudantes utilizaram de todos os meios para se deslocar: carros próprios, as carrinhas da AAUTAD, um mini-autocarro posta à disposição do Conselho de Veteranos pela FilipeTur e, mesmo assim, muitos foram os que fizeram o percurso ate à Aula Magna da UTAD a pé.
O cântico a “UTAD é nossa!”, uma espécie de hino não oficial das Praxe e da UTAD, marcou o momento alto da noite, quando uma Aula Magna lotada aplaude de pé a moção apresentada pelo colega do Conselho de Veteranos relativamente às Praxes Académicas na UTAD. Foram também aprovadas várias propostas de acção entre as quais a proposta da realização de um referendo entre a população estudantil quanto à sua opinião em relação às Praxes na UTAD e a sua opinião sobre quem deverá regulamenta-las.
A os estudantes da UTAD estiveram à altura da sua historia e tradição na noite de 24 de Setembro, na medida em que mostram à Universidade, ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior e ao Mundo que sabem o que querem e lutarão por isso. A moção e as propostas foram aprovadas por uma esmagadora maioria, havendo total liberdade de expressão e de voto. As Praxes foram proibidas pelo Conselho de Veteranos durante a Assembleia Geral de modo a garantir a total liberdade de expressão dos caloiros da reunião. Houve várias manifestações efusivas de concordância e apreço pela Praxe por parte de Caloiros, assim como houve liberdade para que os 4 caloiros (numa sala de mais 700pessoas) se sentissem à vontade para votar contra. Tal como na Praxe, na Assembleia Geral há liberdade de escolha.
O Conselho de Veteranos agradece a Academia pela confiança que deposita e nós e compromete-se a fazer tudo ao seu alcance para corresponder às expectativas. O referendo ficou agendado para 11 de Novembro de 2008, depois das festividades da Semana do Caloiro da UTAD.
A UTAD é nossa, e será sempre!
Por: conselho de veteranos da UTAD
Desporto
os meus blogs favoritos