
Este é um livro de culinária, de receitas, mas é muito mais do que isso. É também um livro que fala sobre o Douro e a influência deste território na alma de um cozinheiro. Com a sua culinária, Rui Paula propõe um novo receituário para o Douro, moderno e cosmopolita, mas com história, com uma forte ancoragem no passado e na memória dos sabores antigos.
E que melhor complemento existe para os vinhos do Douro, de mesa e Porto, do que uma comida à dimensão da sua fama e projecção internacional? Não é por acaso que o restaurante de que o Rui Paula é proprietário, o restaurante D.O.C., é um caso de sucesso nacional e até internacional. Acreditamos que é nesta relação tão íntima da comida com os vinhos de uma região classificada como Património da Humanidade, no facto de ser uma comida com terroir, que se explica o rápido sucesso deste projecto gastronómico no Douro.
O D.O.C. é um restaurante que, desde o início, elegeu os operadores turísticos e os produtores de vinhos da Região Demarcada do Douro como seus parceiros. A verdade é que, graças a esse espírito, se sente nascer um Novo Douro, um Douro de parcerias, relações, mais ligado entre si. O D.O.C. é a sala de visitas por excelência do Douro, ou seja, é o local escolhido pelos produtores para harmonizarem os seus vinhos com comidas e os apresentarem a distribuidores, jornalistas, importadores...
Por: Celeste Pereira
P.S. só uma pequena nota mais pessoal... Para quem gosta de culinária, o livro está fantástico, com imagens lindas e receitas que parecem muito boas, sem penderem em demasía para a dita "nouvelle cuisine", ou seja, pratos bem apresentados, inovadores mas sem deixarem o sabor e o saber duriense e transmontano de lado... fica aqui a sugestão, agora que estamos perto do Natal ;)