Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008

UTAD COMUNICADO da Lista T

 

(Órgãos Sociais da AAUTAD)
 
 
A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é, actualmente, uma Instituição reconhecida pela sua isenção, responsabilidade cívica, pela competência e credibilidade.
Seremos candidatos à Direcção da Associação Académica da UTAD para o mandato 2009, porque quero continuar a servir TODOS e cada UM dos estudantes desta Academia.
A Academia revê-se nela com orgulho, ciente do esforço e dedicação de muitos dirigentes que, de uma forma desinteressada, se dedicaram a servir as causas e os interesses dos estudantes da Universidade.
Consciente de que é imperioso manter a sustentabilidade dos êxitos alcançados num passado recente e sensível a um crescendo movimento por parte de muitos estudantes no sentido de nos recandidatarmos, venho apresentar-vos formalmente o PROGRAMA da minha candidatura.
Num contexto de uma postura de uma Direcção de continuidade será com serenidade que encararemos o período eleitoral que se avizinha em termos do aparecimento de críticas oportunistas daqueles que pouco fizeram durante um ano para agora virem denegrir o trabalho sério e empenhado realizado por toda uma equipa em prol da MAIOR ACADEMIA NACIONAL.
Será com uma Direcção renovada, à qual se juntarão alguns elementos experientes, que estou decidido a servir por mais um mandato a MELHOR ACADEMIA DO PAÍS.
Como é sabido, o Ensino Superior em Portugal atravessa uma fase de desenvolvimento complexa que requer pessoas experientes que entendam de uma forma rápida as implicações que muitos dossiers em discussão têm para os interesses dos estudantes.
A actual conjuntura do Ensino Superior requer uma liderança forte e pró-activa, como nos identificamos.
A Academia enfrentará no decorrer do novo mandato desafios que não se coadunam com hesitações e muito menos com propostas demagógicas e aventureiras.
Os estudantes da UTAD sabem que estaremos solidários com a Instituição em questões como o financiamento e a autonomia. Porque são dossiers que têm grandes consequências internas no nosso presente e no nosso futuro. Por isso, é indispensável uma articulação forte de toda a instituição, onde não cabem exercícios isolados, demagógicos, aventureiros e de resultados nenhuns.
Os estudantes da UTAD sabem que continuaremos a ser exigentes em matérias como a qualidade do ensino, o sucesso escolar, e o bom funcionamento das infra-estruturas de apoio pedagógico – como tem ocorrido e com os resultados que se conhecem e reconhecem – e ainda exigimos a proporcionar mais e melhores serviços à Academia.
A missão de uma Direcção da AAUTAD é representar e defender os seus membros e também proporcionar e zelar pelo desenvolvimento social e cultural dos seus membros.
O que inspira esta candidatura é dar resposta às expectativas e anseios dos estudantes através de iniciativas concretas e sobretudo exequíveis. Porque sabemos os momentos mais importantes na vida de um estudante e as necessidades associadas a cada um deles: desde a sua entrada, passando pelo período académico, pelas complementaridades da sua formação até à sua integração no mercado de trabalho. Esta candidatura propõe-se, através dos seus departamentos, a actuar em cada um destes momentos com vigor e o entusiasmo daqueles que agora se propõem servir a Academia.
Relativamente ao Departamento Pedagógico entendemos que é aquele que deve assumir o maior protagonismo em termos de actividade na estrutura da Associação Académica. Neste contexto, agilizaremos as conquistas feitas ao nível de aprovação de diplomas (Estatuto do Trabalhador-Estudante /o Regulamento de Dirigente Associativo Estudantil e a negociação do Calendário Escolar em sede de Assembleia, com posterior aprovação em RGA / o Estatuto de Estudante Atleta e o Estatuto de Portador de Deficiências Físicas e Sensoriais), pugnaremos por um alargamento do horário de funcionamento de salas de estudo e bibliotecas. Importante será também o empenhamento deste departamento no acompanhamento da implementação dos novos estatutos da UTAD (realização de campanhas de informação) nomeadamente no que concerne ao Conselho Geral, às Unidades Orgânicas e aos Conselhos Pedagógicos das Unidades Orgânicas, onde neste último ficou garantida uma paridade de representatividade.
Um papel importante da Associação Académica é o de auxiliar os alunos na sua transição para o mercado de trabalho. O Departamento da Politica Educativa propõe-se realizar um conjunto de iniciativas – tertúlias, fóruns de empreendedorismo e inovação, boletins informativos, concursos de ideias – que facilitarão a procura e integração destes estudantes na vida profissional.
No que diz respeito ao Departamento da Cultura apresenta um conjunto de iniciativas com o objectivo de dinamizar as actividades culturais e as tradições académicas no seio da comunidade estudantil. Fomentar o interesse e o aparecimento de novos talentos no domínio da cultura.
O Departamento de Acção Social propõe-se empreender um leque de iniciativas que diagnostique e ajude a solucionar problemas de índole social dos estudantes com o objectivo de lhes proporcionar uma melhor integração, como também da comunidade civil. No âmbito do Apoio aos estudantes PALOP, apoiaremos um conjunto de iniciativas que promovam a interculturalidade como meio de melhor integrar os alunos desta comunidade, se assim solicitarem e interagirem.
 
O Departamento de Desporto, o objectivo será o de fomentar a prática desportiva junto dos estudantes e através dela a Associação Académica continuar a assumir-se como uma referência no panorama desportivo universitário ao nível do número de praticantes, mas também ao nível competitivo e organizativo.
No que diz respeito aos alunos de Pós-graduação e Douturamento, iremos apoiar as acções propostas assim que solicitadas.
Mais especificamente no caso dos nossos colegas de enfermagem, e tendo em vista assegurar uma melhor integração dos mesmos, procuraremos criar fortes laços com os mesmos, criando canais de comunicação directos e eficientes, interagindo assim de uma forma pró-activa com a Associação de Estudantes de Enfermagem.
Finalmente, esta candidatura propõe-se implementar um determinado número de medidas que proporcionem mais e melhores serviços aos estudantes.
Assim, estão em progresso negociações com empresas/parceiros que permitirão aumentar o número de protocolos e consequentemente dos benefícios (descontos) constantes no Cartão de Sócio da AAUTAD.
Adicionalmente, está previsto a utilização do serviço SMS para agilizar e tornar mais efectiva a comunicação de actividades da AAUTAD de interesse para os estudantes. Deste modo garantiremos que os estudantes tenham um melhor e mais rápido acesso á informação de acordo com áreas de interesse pré definidas,
Estas são só algumas das medidas concretas que cumprem e dão resposta aos anseios e expectativas dos estudantes. No restante livro de campanha poderão ver concretizadas algumas destas ideias e conhecer muitas outras, todas elas concretas e capazes de materializar aquilo que todos queremos para a AAUTAD.
 
 
Um por TODOS, TODOS por TI
 
 
Por. Lista T
Publicado por Sónia Domingues às 17:26
link do post | comentar | favorito
partilhar

Pesquisar neste blog

 

Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Últimos comentários

Credits? onde e como?
wow this is great I received a IMVU credits code a...
F28FF7 http://www.MHyzKpN7h4ERauvS72jUbdI0HeKxuZom...
F28FF7 http://www.MHyzKpN7h4ERauvS72jUbdI0HeKxuZom...
F28FF7 http://www.MHyzKpN7h4ERauvS72jUbdI0HeKxuZom...

Posts mais comentados

Mais sobre mim

Posts recentes

Ténis Clube de Lamego Ope...

II Torneio Séniores Munic...

Docente da UTAD ganha pré...

OPEN XIX ANIVERSÁRIO Secç...

Aldeia vinhateira de Barc...

Arquivo

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

subscrever feeds

tags

2008

2008/09

2009

aaum

aautad

aautad-realfut

aautad/realfut

abambres

afvr

alijó

alijoense

alunos

aniversário

araucária

arzignano-grifo

belenenses

benfica

boavista

boticas

braga

campeões

campeonato

carolina

carolina_torres

casino

chaves

cnu

coimbra

congresso

copa_italia

desporto

douro

eleições

eliminatória

estudantes

fadu

famalicense

ferias desportivas

festa

filipe

filipe_pinto

fontaínhas

fotos

freixieiro

fundão

futebol

futsal

gafanha

gastronomia

hotel

ídolos

idolos

ídolos_2009

investigação

italia

liga italiana

liga universitária

liga universitaria

macedense

maia

maratona

mogadouro

montalegre

musica

nacional

nave

neve

nogueirense

olivais

open

play-out

porto

portugal

pre-epoca

premio

queima

regua

rio_ave

sassoeiros

segunda divisão

sesimbra

sporting

sporting de braga

taça

taça de portugal

teatro

tenis

ténis

tiago polido

tiago_polido

torneio

tribol

turismo

universidade_minho

utad

utad-realfut

vila-real

vila_real

volei

voleibol

todas as tags

Links