
Com a intenção de analisar a evolução turística da cidade de Chaves, teve lugar no Pólo local da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) um debate organizado pelos alunos do primeiro ano do curso de Turismo, com a colaboração e apoio do Professor Xerardo Pereiro e da Professora Isabel Costa, no âmbito da disciplina de Teorias e Métodos de Investigação.
De forma a conseguir uma maior informação acerca do tema, estiveram presentes duas convidadas, nomeadamente a Dr.ª Maria de Lurdes Campos, Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Chaves, e a Dr.ª Manuela Carvalho, empresária no sector da restauração nesta cidade, que deram contributos fundamentais ao debate.
Em destaque estiveram os factores que tendem a proporcionar o desenvolvimento turístico em Chaves e os principais pontos de atracção turística, nomeadamente as termas, alguns hotéis, a gastronomia presente em muitos bons restaurantes do concelho e, ultimamente, a melhoria das vias de comunicação. Lugar de realce foi reconhecido ainda à história da cidade, em constante processo de (re)descoberta.
Com a ajuda das convidadas presentes no debate, foi possível identificar também alguns pontos mais débeis do Turismo em Chaves e sugeridas formas de os minimizar. Por exemplo, foi posta em evidência a necessidade de criar outros atractivos para os turistas de camadas mais jovens.
Por: Gabinete relações públicas UTAD